Luanda – O país conta com uma plataforma Crowfounding de Financiamento colectivo denominada “Alívio Social”, lançada esta quinta-feira, em Luanda, para criadores de projectos sociais, económicos e tecnológicos.
Em declarações à ANGOP, à margem da cerimónia de lançamento, o responsável da Plataforma Alívio, Ribeiro Tenguna, sublinhou ser a primeira iniciativa do género do país, que procura juntar criadores de projectos, de conteúdos e pessoas com ideias inovadoras.
“Sabemos que há dificuldades de obter financiamentos no mercado, a plataforma vai permitir ajudar a fazer com que aqueles que criam alguma coisa e não têm recursos, consigam esses recursos por meio da comunidade”, disse.
Reforçou que, para participar nas campanhas, basta ter uma ideia ou projecto, adicionar a plataforma, sendo que as empresas devem aderir a um plano que os habilitam a adicionar ao projecto.
De acordo com o mesmo, a Plataforma desconta no final do exercício 13%, sendo 9% para a Alívio e os restantes para as empresas operadoras de cartões e pagamentos electrónicos.
Assegurou existir garantia de segurança, com servidores de seguros, para os financiadores e os que emitem solicitação de financiamento.
Por seu turno, o CEO da SGEE, Mateus Quissari, sublinhou que a plataforma é uma ferramenta online que facilita o processo de captação, gestão e prestação de contas dos recursos doados pelos apoiadores.
Realçou que a plataforma oferece uma vitrine para divulgar os projectos, uma rede de contactos para ampliar o alcance das campanhas e uma forma de reconhecimento e recompensa para os doadores.
Com o slogan “Venha tirar os seus projectos do papel, com ajuda da comunidade!”, a plataforma Alívio surge para facilitar estudantes, editoras, activistas, escritores, ONG, criadores de conteúdo, músicos, jornalistas, cineastas, artistas, podcasters, youtubers, criadores de jogos, inventores, placas de taxistas, empreendedores e inovadores.
Baptizada com o nome Alívio (https://alivio.social/), a primeira plataforma de financiamento colectivo de Angola vai facilitar a arrecadação de apoios financeiros da comunidade para os projectos, iniciativas sociais, comunitárias, comerciais, criativas e outras de indivíduos e organizações que encontram dificuldades de financiamentos das suas ideias.HM/AC
Fonte: Angop